Alimentos da safra


O período de SAFRA de cada produto indica a melhor época de disponibilidade deste no mercado, refletindo assim em qualidade superior e preços mais acessíveis. Durante o período de ENTRESAFRA, a disponibilidade dos produtos no mercado é reduzida, a qualidade fica comprometida e os preços tendem a elevar-se.





Além do benefício econômico que se têm ao consumir alimentos da safra, esses alimentos tendem a possuir uma menor quantidade de agrotóxicos, pois eles são naturalmente daquela época do ano, ainda são mais nutritivos e sua aparência também é melhor.
Para consultar a safra de cada alimentos acesse esse link e escolha a categoria desejada (frutas, legumes, verduras ou outros.)
Para aproveitar ainda mais os seus alimentos é importante escolher bem cada alimento. Verifique se a superfície está firme, se não apresenta rachaduras, se as folhas estão bem verdinhas e inteiras, o cheiro característico de cada alimento e o aspecto brilhante de certos alimentos como a maçã.
Antes de armazenar as frutas e verduras lave-as bem em água corrente deixe escorrer e as acondicione na gaveta da geladeira ou até mesmo fora da geladeira, porém quando mantidas sob refrigeração elas se conservam por mais tempo. Para utilizar as frutas e verduras deve-se fazer a desinfecção para isso coloque as frutas e verduras previamente limpas em uma vasilha com 1 litro de água tratada ou fervida e acrescente 1 colher de sopa de água sanitária. Deixe de molho de 15 a 20 min e enxágue em água tratada ou filtrada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário