Maléficios dos Defumados

Você fuma? Não? Que bom... Come churrasco? Sim? Então você fuma ! 
Muita gente não sabe, mas aalimentos defumados e o churrasco são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, também presente no cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida. 

Alcatrão é o nome dado a uma mistura complexa com cerca de 4.000 compostos químicos que se formam durante a queima, devido à combustão incompleta dos materiais orgânicos presentes nos cigarros, charutos, cigarrilhas ou qualquer outro produto fumígeno.

Além do câncer de intestino, o consumo de defumados e churrasco está ligado a outras doenças inflamatórias do trato gastrointestinal e a própria hipertensão, já que esses alimentos possuem um alto teor de sal e gordura.

Fiquem atentos também quanto a condição higiênica desses produtos, a defumação é realmente uma forma de conservação eficiente, porém o que vemos em supermercados e açougues são esses alimentos expostos sem nenhum tipo de proteção, muitas vezes com moscas os rodeando. Então antes de consumir esses produtos tenham certeza que são de boa procedência.
Esses alimentos também são ricos em proteínas e sabemos que a população mundial hoje consome uma quantidade exagerada de proteína o que tem levado a diversos problemas de saúde, um bem conhecido são as nefrolitíases vulgarmente conhecido como pedras nos rins ou cálculos renais, já é comprovado cientificamente que a ingestão exagerada de proteína é um dos desencadeadores dessa doença.
Claro que esses alimentos não são proibidos, assim como nenhum outro, mas é necessário variar os tipos de preparações e sabendo que alguns alimentos quando ingeridos rotineiramente podem acarretar alguns problemas de saúde o melhor que se tem a fazer é diminuir o seu consumo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário