Será que é integral?

Muito se fala sobre os alimentos integrais, mas você sabe realmente o que é um alimento integral? Quais seus benefícios pra saúde?  E mais, sabe se o biscoito ou pãozinho que compra é realmente integral? Então vamos aprender juntos:

O que é Alimento integral?
Alimento integral é aquele que não teve a sua estrutura modificada durante o processo de industrialização, portanto mantém na sua composição todas as vitaminas, minerais e fibras.

Qual a vantagem de consumi-lo?

Incluindo esse alimento no dia-a-dia, você atingir muito mais fácil as sua necessidades de vitaminas e minerais, além disso, por causa da maior quantidade de fibras eles dão mais saciedade com a mesma quantidade calórica, tornando-se bons aliados para quem quer emagrecer. As fibras ainda ajudam no transito intestinal e são capazes até de diminuir o colesterol, há pesquisas que indicam que essas podem prevenir o câncer de estômago e de intestino. A sua absorção é mais lenta, o que ajuda na manutenção da glicemia plasmática, sendo bastante recomendados para os diabéticos e quem deseja ganhar massa muscular.



Qual a diferença entre a farinha branca e a integral?

A principal diferença está no meio de fabricação dessa farinha. A farinha integral é obtida através da moagem de grãos inteiros do trigo, ou seja, casca, gérmen e o endosperma. Já a farinha integral é fruto da moagem do endosperma apenas, por esse motivo elas tem características nutritivas bem diferentes.
Entenda melhor: A casca contém a maior parte das vitaminas, minerais e fibras, o gérmen a maior parte de proteínas e gorduras e o endosperma é composto basicamente por amido. Portanto a farinha branca também é composta pelo amido, principalmente, enquanto a farinha integral possui todos os nutrientes que o grão. 


Compare no quaro abaixo a composição das duas farinhas em 100g.

O biscoito ou pão que eu compro, é realmente integral?

Nem sempre, já foi constatada através de pesquisas que vários alimentos intitulados como integrais na verdade não eram. 

Mas como você pode realmente consumir alimentos integrais?

Existe uma maneira bem simples, basta olhar no rótulo dos industrializados a lista de ingredientes. A industria alimentícia é obrigada a colocar sempre primeiro o ingrediente com maior quantidade na receita, portanto sempre que a farinha integral estiver na frente da farinha integral você estará consumindo um produto integral. É bom lembrar que os flocos também são integrais. 



Além das farinha vale lembrar que todos os cereais podem ser consumidos integrais como o trigo mesmo, arroz, milho, cevada, sorgo, aveia e centeio. E os produtos industrializados como macarrão, pães, biscoitos e bolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário